Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 

Agenda de Eventos




Data: 26/01/2018 Hora: 10:48:35
Diretoria de Saúde realiza campanha de esclarecimento

IR AO PRONTO SOCORRO OU UNIDADE DE SAÚDE?
Diretoria de Saúde realiza campanha de esclarecimento

QUANDO O PACIENTE DEVE PROCURAR O PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL OU A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PERTO DE SUA CASA?

A Diretoria Municipal de Saúde (DMS) de Herculândia realiza - através da imprensa e das redes sociais - campanha informativa a população sobre qual unidade de atendimento a saúde procurar, dependendo da necessidade e do quadro apresentado por cada paciente.
A campanha tem como objetivo deixar clara a existência de uma "classificação", que compreende a condição e gravidade do mal de cada paciente, quando se decide pela procura ao atendimento.

Hospital

O texto da DMS informa que "a procura pelo Pronto Socorro do Hospital deverá ocorrer em casos de urgência e emergência, ou seja, cortes, contusões, dor torácica, hipertensão e diabetes descompensada, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, picada de animais peçonhentos (cobra, aranha, escorpião), dificuldade respiratória grave, casos que corram risco de morte".
Por outro lado, esclarece a campanha, "o paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, quando não for urgência e emergência, e que, não corra risco de morte, como resfriados, cefaléia, vômito, diarréia, dor de estômago, febre, dor de garganta, doenças crônicas em que os sintomas já se estendem a mais dias, dor lombar, contusões, DST, unha encravada". 
A nota da DMS lembra, por exemplo, que "quando um paciente está com dor há vários dias, se ele procurar pelo hospital, será medicado e após encaminhado à Unidade Básica de Saúde, para investigar o porquê da dor". E que a procuira pelo local adequedo de atendimento evitaria essa necessidade de ter que ir as duas unidades diferentes para tratar do mesmo problema.

UBS

"Sempre a primeira consulta deve ser realizada na Unidade Básica de Saúde, se casos clínicos, pois neste local há a disponibilidade de realizar o quadro investigativo da possível doença, bem como, após avaliação médica, se necessário o mesmo irá solicitar consulta com especialista. Todas as unidades de saúde do nosso município contam com atendimento de médico clínico, de ginecologista, de reumatologista, de psiquiatra, de nutricionista, de psicólogo, de fonoaudiólogo e de dentista, além de outros atendimentos mais simples", completa a nota da Diretoria de Saúde. 
Os horários de atendimento são das 7h às 17h, de segunda à sexta e as unidades estão localizadas nos seguintes endereços: PSF I: Rua Duque de Caxias, nº 51 - Estação; PSF II: Avenida São Paulo, nº 672 - Centro; PSF III: Avenida São Paulo nº 39 - Centro; e PAS JULIÂNIA: Rua Paraná S/N - Juliânia.

(Da Diretoria de Comunicação)

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 26-01-2018 10:48:35